Em 16 de Maio de 1988, o presidente da Federação, Augusto Gomes dos Santos, informa por ofício que tem a honra de comunicar que "por proposta do Conselho Técnico Regional, o Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré reúne condições para ser inscrito na Federação como sócio efectivo", o que veio a acontecer precisamente nessa data.
Entretanto, o Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré, quase desde os primeiros passos , participa em inúmeros espectáculos e festivais etnográficos e folclóricos por todo o país, incluíndo os Açores, e mesmo pelo estrangeiro. Actua em França, Alemanha, Itália, Espanha, participa em espectáculos na RTP, grava para o filme "Os Pescadores", sobre a obra homónima de Raúl Brandão, o escritor que porventura mais e melhor cantou a Ria de Aveiro, e organizou na terra que lhe serve de berço 19 Festivais Nacionais de Folclore, alguns deles com a marca de Internacionais. Este ano será, portanto, o XIX Festival. (Este escrito data de 2003)
Por outro lado, não descurou a organização de dois Colóquios: um em 1993, sobre "Gafanhas: usos, costumes e tradições"; e outro em 1998 sobre "A pesca do bacalhau - o que foi".
Participou em diversos espectáculos na EXPO 98 e até 1999 organizou quatro Encontros de Cantares de Janeiras. De registar, ainda, o seu envolvimento em várias exposições ligadas à etnografia, especialmente na Gafanha da Nazaré.
Sem comentários:
Enviar um comentário