sexta-feira, 8 de julho de 2011

Rancho Folclórico de S. André de Friande - Felgueiras

Historial

O Rancho Folclórico de Santo André de Friande nasceu em 1977 no lugar de Santo André, junto à capelinha com o mesmo nome que pertence à freguesia de Friande, concelho de Felgueiras. Por esta ocasião um grupo de pessoas do mesmo lugar organizou uma festada, como era tradição em todos os lugares da freguesia, para abrilhantar as festas em honra de São Tomé padroeiro da freguesia. Estas festas realizam-se todos os anos no dia 4 de Julho.
Após este evento o mesmo grupo teve a feliz ideia de dar continuidade a esta festada dando origem ao Rancho Folclórico de Santo André de Friande. Em 1984 este rancho foi formalizado oficialmente por escritura pública sendo regido por estatutos conforme Decreto-Lei nº594/74, de 7 de Novembro, artigo nº157 e seguintes do Código Civil, passando a ser uma associação cultural, recreativa, desportiva e educativa. Durante os anos 80 teve bons momentos sendo solicitado para animar várias festividades e festivais folclóricos, e sofreu um interregno no início dos anos 90 por falta de componentes.
Em 1997 instalou-se uma nova comissão administradora que de imediato angariou novos sócios e organizou eleições das quais saiu uma nova direcção. Desde então esta direcção organizou uma recolha cultural junto das pessoas mais idosas da freguesia, perguntando acerca dos costumes, danças, cantares e vestimentas tradicionais da época.
A informação recolhida permitiu confeccionar trajes mais fiéis da época que pretendem representar, assim como aperfeiçoar as danças e cantares. Todo este esforço culminou com a sua apresentação oficial em público, no dia 16 de Maio 1999, sendo na mesma ocasião "baptizado" e apadrinhado com missa solene na igreja paroquial de Friande pelo Rancho Regional de Paredes.



Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails