sábado, 11 de dezembro de 2010

Indumentaria da Mulher da Gafanha 6

Gafanhoa com Mantéu
Cinta

Todos os tipos de cinta, até cerca de 1900, desciam até ao tornozelo aproximadamente, e sobre ela e pela cintura usavam à semana a cinta preta, com a qual, às vezes, e por comodidade, subiam a saia até meio da perna durante os trabalhos nos campos.
Aos domingos e dias de festa usavam a cinta roxa, azul, e ás vezes vermelha, com o nome da possuidora feito a torçal nas extremidades, não tendo outra função estas cintas senão ostentar luxo e beleza, e por isso só eram cingidas à cintura sem a apertar, caindo as duas pontas posteriormente até à orla da saia. Às pontas caídas chamavam o rabo da cinta. Os homens também usaram estas cintas. Ainda aparecem uma vez ou outra, quando as raparigas vão às romarias.

Lenço

Usaram-se os seguintes, que descrevemos pela ordem cronológica: lenço de bobinete branco, com flores por toda a extensão, que eram da mesma cor, ou em vermelho, e feitas no mesmo tecido; lenço branco de cassa, quase transparente; lenço roxo (de casamento e de festas); lenços de cáchiné, amarelo e azul com desenhos respectivamente em vermelho e verde, branco e preto, e com as cercaduras enramadas de rosas abertas e em botão (estes dois lenços tinham franja de cadilhos); lenço azul escuro com cercadura enramada de amarelo com cachos e flores, terminando nos ângulos com os ramos grandes dos cantos; lenço amarelo, em cuja cercadura a branco e preto estavam desenhados o cacho, a parra e o anel (gravinha); lenço cor de carne, liso, com cercadura branca em linhas rectas e largas (7 cent.) que se cruzavam e ultrapassavam nas extremidades, ressaltando um quadrilátero no campo de lenço; lenço de linhagem com quadrados ou, como diziam, quadros vermelhos em todo o campo da peça. Outros lenços se seguiram, de uso já recente.


In "Monografia da Gafanha" do Padre João Vieira Rezende.
Boas leituras
Até breve

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails