quinta-feira, 1 de julho de 2010

31º Festival Nacional de Folclore de Ponte de Sor

No passado sábado deslocámo-nos a Ponte de Sor, a convite do grupo local, para participar em mais um Festival de Folclore. A foto acima é esclarecedora quanto aos grupos e ranchos participantes. Chegámos a Ponte de Sor por volta das 17:30, e fomos recebidos pelos nossos guias e por uma chuva miudinha deveras irritante, pois não íamos preparados para tal.

Deu-se logo início à recepção aos grupos participantes, no Auditório do Centro de Artes e Cultura , onde foram oferecidas lembranças típicas da região.

Depois do jantar convívio, dirigimo-nos para o local do Festival, um local muito bonito na Zona Ribeirinha de Ponte de Sor. Um jardim junto ao rio Sor, com um anfiteatro, espaço ideal para este tipo de espectáculos.


O anfiteatro ainda estava um pouco vazio e ainda se nota nas bancadas a água que caiu durante a tarde.

Nesta fotografia pode ver-se a Tocata do Grupo Etnográfico, pronta para dar o seu melhor e mostrar às gentes de Ponte de Sor, Alto Alentejo, como é o nosso folclore e a nossa etnografia.

Os elementos do Grupo já alinhados para dar início à actuação, numa noite agradável, num ambiente aprazível e com bastantes espectadores, como vereis em foto que se segue.

A Madrugada foi a nossa primeira moda e podemos ver a forma alegre como os nossos jovens se entregam à divulgação das tradições dos seus antepassados.

Terminámos a actuação com o Fado e aqui já se pode ter uma pequena ideia de como o Anfiteatro estava repleto de apaixonados do Folclore.
Não posso deixar de referir a maneira simpática como fomos recebidos pela direcção e elementos do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Ponte de Sor, que nos visitará a 7 de Agosto, ocasião do nosso Festival da Praia da Barra.
A nossa próxima actuação será no nosso XXVII Festival Nacional de Folclore, que este ano terá a actuação de um grupo estrangeiro, mais concretamente da ilha da Sicília, Itália.
Desse evento daremos conta dentro de alguns dias.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails