domingo, 17 de janeiro de 2010

V Encontro de Cantares de Janeiras e dos Reis

O Grupo Etnográfico esteve ontem em Maceda para actuar no V Encontro de Cantares de Janeiras e de Reis organizado pelo Grupo de Danças e Cantares de São Pedro de Maceda. De salientar o lindíssimo cenário onde decorreu a actuação. Retratava uma cena do quotidiano de uma família que vivia na "Quinta de São Pedro" e terminava o seu dia de trabalho tratando da ceia e cuidando do gado e das lides da casa. A determinada altura foram visitados pelos diferentes Grupos participantes que lhes foram cantar as Janeiras e anunciar o nascimento do Deus Menino.

O Grupo Etnográfico levou-lhes os seus tradicionais cantares de Reis e de Janeiras, os mesmos que neste mês de Janeiro estamos a cantar pelas ruas da nossa cidade. Nesta foto podemos ver um pormenor da actuação e do enquadramento no cenário.

Os nossos cantadores de Janeiras aguardavam pacientemente a hora de actuar, visto termos sido os últimos a entrar em cena.
Presente neste V Encontro, o Presidente da Federação deu os parabéns a todos os Grupos pelo trabalho de recolha, preservação e divulgação do património imaterial do povo Português, onde se inclui os cantares, as rezas, as lendas e outros aspectos da Cultura Popular que urge preservar.
Como aspecto menos positivo, e digo-o numa perspectiva construtiva tendente a melhor próximas edições, refiro os longos discursos das autoridades presentes que levaram a que o Encontro terminasse a uma hora bem adiantada.
Mais uma vez convivemos com outros Grupos e partilhámos o que de melhor temos: as nossas tradições.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails