segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Federação do Folclore Português reune em Assembleia (II)


Conselheiros no terreno
Os Conselheiros Técnicos saltam de imediato para o terreno de visita aos grupos federados, aferindo o trabalho que estão a desenvolver e averiguando da necessidade de ajuda na correcção de eventuais desacertos de representação. A meta está no final de 2010, quando todo o trabalho já deve estar concluído. A partir de então, todos os grupos federados terão de afinar pelo mesmo diapasão: o rigor na representação.
A luz vermelha pode acender-se para alguns grupos que teimam em oferecer um trabalho reconhecidamente fraco, sem bases de uma acertada representação tradicional. Um defeito que, em muitos casos, vem de longa data e que nunca foi corrigido. Para outros, a luz amarela constituirá um pré-aviso para emendar pequenos pormenores. Mas também a luz verde vai decerto fulgir para bons trabalhos.
A acção de reorganização do universo folclórico federado que a Federação está a implementar, será uma derradeira tentativa para eliminar os graves erros da figuração tradicional que maculam o trabalho de muitos grupos. “Queremos que os grupos ofereçam uma efectiva qualidade, de forma a não levarem ao engano as organizações de Festivais ou de outros espectáculos”, apela o presidente da Federação, Fernando Ferreira.
Sinopse atrapalha
Numa das salas, foi particularmente discutido o termo “sinopse”, incerto no ponto 4 do guião e que diz respeito às apresentações temáticas. “O que é isso de sinopse? Nunca ouvi falar nessa palavra!”. O termo terá assustado um conselheiro como a outros confundiu. “É preciso que utilizemos palavras simples e que o comum dos mortais entenda. Só uma minoria de populares sabe o que é uma sinopse”, intercedeu o Insp. Lopes Pires, propondo a substituição do termo.

Itens do guião do Plano de Melhoria submetido à aprovação da assembleia de conselheiros
Caracterização Etnográfica da Região - Contextos geográficos, sociais, económicos, religiosos. Eventos históricos relevantes. Caracterização fundamentada dos limites temporais da representação.
Recolhas – Sobre o património material e imaterial que completa a etnografia da região, dos trajes à musica e às danças, como jogos, instrumentos, musicas, literatura oral, rituais religiosos, etc.
Apresentações públicas – Composição do grupo, reportório, trajes e representações temáticas.
Iniciativas de divulgação e apresentação – Calendário anual de iniciativas periódicas com fundamento etnográfico, mostras permanentes ou eventuais, publicações e gravações.
Evolução histórica – Registo histórico dos corpos sociais, eventos e actividade relevante no passado.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails