quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Casa Gafanhoa - Um pouco de história (I)

De um dia para o outro, a Gafanha da Nazaré começou a ser invadida pelas construções em altura. O preço elevado dos terrenos para construção nas artérias mais centrais, proporcionava isso mesmo. E foi precisamente aí que a Direcção do Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré, presidida por Alfredo Ferreira da Silva, sentiu que as velhas construções, algumas de traça típica, estavam ameaçadas pelo camartelo. Estavam a morrer sem dizer ai e sem deixarem vestígios para os vindouros apreciarem o que tinha sido o viver do dia-a-dia dos gafanhões dos princípios deste século, prestes a terminar. Esse sentimento ditou o alerta para a preservação de alguma coisa que ainda restasse de significativo.

Iniciou-se a recolha, estudo e preservação de móveis e utensílios de casas que desapareceram, tragadas pelo tempo e pela especulação imobiliária que de um dia para o outro invadiu a Gafanha da Nazaré, e sonhou-se com a preservação de uma casa representativa de uma época.

Do sentimento à acção não distou muito. Conversa e mais conversa uns com os outros, do sonho passaram ao desejo de preservar uma casa gafanhoa que reunisse algumas características dignas de nota e até de museu. Recheio não faltava. Impunha-se escolher uma casa, adquiri-la e recheá-la para as gerações mais novas e para os visitantes poderem contemplar uma casa dos nossos avós.

A escolha recaiu na casa de Vergílio Ribau, como ainda se lê por cima da porta da sala do Senhor, em lugar central da Gafanha da Nazaré, na Rua São Francisco Xavier, bem perto da Igreja e de outras infra-estruturas sociais da vila.
Continua
Artigo da autoria do Prof. Fernando Martins para o Livro do XVI Festival realizado em 8 de Julho de 2000.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails