sexta-feira, 12 de junho de 2009

Tomás Ribas


Iniciamos hoje uma rubrica sobre personalidades que se dedicaram à causa da Etnografia e do Folclore. Começamos por alguém que chegou a visitar o Grupo Etnográfico para ajuizar da sua autenticidade, enquanto responsável pelo Inatel.


Tomaz Emídio Leopoldo de Carvalho Cavalcanti de Albuquerque Schiappa Pectra Sousa Ribas

Escritor e etnógrafo, nasceu em Alcáçovas, Viana do Alentejo, em 20 de Junho de 1918 e faleceu em Campolide, Lisboa, em 21 de Março de 1999. No Conservatório Nacional concluiu o curso especial de Dança e Coreografia. Foi professor no Teatro Nacional de São Carlos e no Instituto de Novas Profissões. Cultivou o jornalismo, fazendo crítica de Teatro e de Ballet. Praticou encenação coreográfica e teatral e participou em movimentos teatrais de vanguarda. De 1977 a 1986 foi Delegado no Algarve da Secretaria de Estado da Cultura, tendo sido depois nomeado para a Comissão Instaladora da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa. Estreou-se nas letras com o volume de poemas Monotonia, 1942. Entre outras obras, publicou Montanha Russa, 1946, e O Cais das Colunas, 1959 (romance), O Primeiro Negócio, 1955, e Giovanna, 1965 (contos e novelas), Roberto e Melisandra, 1952 (teatro), O que é o Ballet, 1958 (Ensaio), e Ana Pavlova, 1961 (biografia). (1)
Foi Chefe de Divisão de Etnografia e Folclore do Inatel, membro do Conselho Científico e Orientador de Seminários da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa, membro da Secção Portuguesa do CIOFF - UNESCO, etc. Foi Comendador da Ordem de Mérito e Doutor Honoris Causa pela Universidade da Dança (Paris).

Na área do Folclore e da Etnografia publicou: Danças populares portuguesas, Danças do povo português, Introdução ao estudo das danças populares de Cabo Verde, Introdução ao estudo das danças da África Portuguesa, O Teatro popular de São Tomé e Príncipe, O Tchiloli - Teatro clássico popular de São Tomé e Príncipe, Aspectos da etnografia e do folclore da Nazaré, Guia de recolha de danças populares, O Teatro popular tradicional português, Monografias da dança folclórica da Europa, Danças populares tradicionais portuguesas, Tentativa de uma classificação das danças populares portuguesas, Bosquejo histórico das danças tradicionais portuguesas.

Fonte: "O Grande Livro dos Portugueses" - Círculo de Leitores

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails