quarta-feira, 20 de julho de 2011

Paço de Sousa


ESPRAIA-SE o casario desta extensa, ridente, populosa, fértil e histórica freguesia, pelos outeiros, veigas e vales que derivam do monte de Ordins, contraforte do Mósinho, e tem por limítrofes as freguesias de Galegos, Irivo, Fonte Arcada e Lagares, é além rio Sousa, Parada de Todeia e Cête. Jaz no Vale do Sousa, e é banhada a norte e poente por esse rio.

Dista 8 quilómetros da sede do concelho, Penafiel, e 30 quilómetros da capital de distrito, o Porto. É servida por boas estradas e pela estação de Cête, da linha-férrea do Douro, que lhe fica a meio quilometro.Bons prédios antigos e modernos, disseminados entre opulento arvoredo, esmaltam toda a área da freguesia, comunicando-lhe certo ar de nobreza, conforto e alegria e brindam o forasteiro, em época de natureza viva, com uma encantadora paisagem de beleza rural.

A vetusta igreja paroquial, jóia de arte medieval que evoca a história de 40 gerações e o convento anexo, só se vêem de perto, porque se escondem no fundo de um estreito vale. Aquece-os a memória de Egas Moniz, porto-heroi e símbolo da lealdade portuguesa.Novo panorama de relevo, cheio de beleza e vida, confere a freguesia à Aldeia do Gaiato, erguida na colina sobranceira ao mosteiro, a nascente.O povo da freguesia, bom, acolhedor, inteligente e laborioso, dedica-se a todos os ramos de actividade social, predominando a lavoura.

Milénios antes de nós, enquanto as águas do Sousa não romperam passagem através da garganta granítica do Penedo, a parte central e baixa da freguesia esteve submersa nas águas do rio e se não fora a previdência dos nossos maiores em subjugar a corrente das águas com o açude lançado a nascente da referida garganta, o leito do rio estaria hoje muito mais baixo, com o manifesto prejuízo para a conservação e fertilidade dos campos da fecunda bacia central.

Quando se fundou o mosteiro, em meados do século X, a área actual da freguesia encontrava-se repartida em três minúsculas freguesias a saber: S. Martinho de Velhos (de apud veteres ou abovedres), S. Lourenço e Santa Ovaia, hoje simples lugares da freguesia.A fundação do mosteiro deu origem a outra freguesia ultra-minúscula entre essas três – a freguesia do mosteiro, com a invocação de Santa Maria do Corporal. Esta cresceu em importância estimativa, e o Bispo do Porto D. Julião, em 1259, incorporou as três freguesias do mosteiro, com o título de Santa Maria do Corporal de Paço de Sousa, com capelão próprio, do clero secular, apresentado pelo D. Abade do mosteiro, e com esse título e nessa qualidade veio até 1596. Assim a freguesia mais nova e mais pequena absorveu a população das três, e tornou-se o epónimo da extensa freguesia de Paço de Sousa. Em 1596 acabaram os capelães seculares de Paço de Sousa, a paroquia foi feita regular e anexa perpetuamente ao mosteiro, por Breve Clemente VIII que conferiu as igrejas monásticas a regência de párocos regulares. A igreja actual, monástica até essa data, tornou-se portanto pública e paroquial. No dia 1 de Novembro de 1596 tomaram os beneditinos a paroquiação da freguesia que, desde essa época, se intitula oficialmente freguesia do Salvador de Paço de Sousa por ser o Salvador (Transfiguração) a invocação do mosteiro e da igreja monástica, e a paroquiaram até 1834, em que foram extintas as ordens religiosas.

A igreja do Corporal, paroquial e panteão do fundador e descendentes, foi demolida em 1605, depois de uma gloriosa existência de 643 anos (942-1605). Era contígua à igreja monástica, a norte, e com ela comunicava interiormente pelo transepto; ocupava parte do espaço do actual cemitério paroquial. Desconhece-se o estilo arquitectónico e o tamanho desta igreja; sabe-se, porém, que era um edifício nobre e de trabalho. Também se chamava igreja mística (mista) de Paço de Sousa, por estar anexa à monástica, comunicar com ela, e ambas terem despesas conjuntas, que corriam pela mesa conventual. delicado.

Do paço de D. Truitesino Galindiz fundador do mosteiro, e por estar situada no vale do Sousa e à margem do rio, identificador natural de inúmeras localidades, deriva a freguesia o seu nome de PAÇO DE SOUSA.



Padre José Monteiro de Aguiar
(in OBRA DA RUA, de Padre Américo, 1946)


(Brevemente daremos conta do programa desta visita a Paço de Sousa, a convite do Rancho Folclórico de Paço de Sousa, para participar em mais um Festival de Folclore.)

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails