quinta-feira, 9 de junho de 2011

Peregrinação A Fátima - O Adeus

"29 de Maio em Fátima: dois grandes grupos em peregrinação anual.


O colorido da tradição do folclore de Portugal esteve presente em Fátima, naquela que foi a 9ª edição da Peregrinação da Federação do Folclore Português (FFP) a este Santuário. A organização anunciou a presença de 156 grupos folclóricos representativos de todas as regiões do país e, como intenção principal para esta peregrinação, pedir a Deus e a Nossa Senhora protecção para o povo português. Como intenção particular, este grupo rezou em Fátima para que as várias comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo trabalhem “com entusiasmo, amor e dedicação ao próximo”.
O outro grande grupo em Fátima foi o da 28ª Peregrinação da Diocese de Portalegre-Castelo Branco. Anunciaram-se cerca de 3.500 pessoas, acompanhadas pelo Bispo Diocesano, D. Antonino Dias.
A Eucaristia, às 11:00, no Recinto do Santuário, foi ponto alto do programa destes dois grupos e de outros 44 que se anunciaram em Fátima nesse Domingo.
D. Antonino Dias presidiu à missa. Concelebraram o Bispo Emérito de Portalegre-Castelo Branco, D. Augusto César e vários sacerdotes.
Durante a homilia, D. Antonino Dias exortou à evangelização. “A evangelização continua a ser o primeiro serviço à Igreja e à humanidade”, disse, sublinhando que “há que falar de Jesus”, porque “Ele é o centro do cosmos, da história, o filho de Deus, o salvador do mundo”.
Destacou ainda que um Santuário “é um sinal da presença salvífica de Deus na história”, é o local onde o povo “se revigora”, onde “se renovam os compromissos assumidos ao longo da vida”.
No momento do ofertório, subiram ao altar o pão e o vinho para a consagração, mas também, pelas mãos de membros dos grupos e ranchos de folclore, várias ofertas bem distintivas de cada região do país, entre as quais produtos agrícolas, da pastorícia e de artesanato.
A animação musical da celebração coube ao Coro do Santuário de Fátima e à Associação Folclórica da Região de Leiria – Alta Estremadura, dirigidos pela Maestrina, Rita Pereira."

Texto retirado parcialmente do site oficial do Santuário de Fátima.http://www.santuario-fatima.pt/portal/index.php?id=43636

Há hora do Adeus, como é habitual, muitos lenços a acenar e muita comoção.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails