quarta-feira, 18 de maio de 2011

A Joana Maluca

Grupo Etnografico da Gafanha da nazaré, numa Desmantadela.


Hoje iremos transcrever o que o Padre João Vieira Rezense nos diz sobre a Joana Maluca, na Monografia da Gafanha. Joana Maluca uma figura ímpar na colonização dos areais das Gafanhas.


Chegou finalmente a ocasião de falarmos sobre a Joana Maluca, também conhecida por Joana Gramata, que se diz ser a progenitora destes povos, e que eu disse ser essa opinião um erro tradicional. Esta afirmativa baseio-a em que tendo ela nascido em 1788, é muito provável que realizasse o seu casamento cerca de 1808 e que, portanto, quando ela estava habilitada a ser a progenitora da sua alias numerosa prole já a Gafanha estava bem representada na sua população.

Não contestamos de forma alguma o enorme contingente com que ela contribuiu para o povoamento da Gafanha, mas não se lhe pode atribuir o papel de progenitora e fundadora daquele povo. De resto, ela criou nome, era muito considerada por pessoas categorizadas, como foi José Estêvão Coelho de Magalhães e outros. Fizeram-lhe elogiosas e justas referências que merecidamente a tornaram celebre e falada. Por isso bosquejemos aqui alguns traços da sua vida.

- Certidão de Idade - Publica Forma - "Dis Joanna Rosa de Jesus, filha de António Fernandes Cardoso e de Luiza Gramata da freguesia de Ílhavo, que para requerimentos que tem a fazer precisa que o Reverendo Cartorário dos livros findos lhe passe por certidão o theor do assento do seu baptismo, por isso - Pede a Vossa Senhoria o Senhor Doutor Provisor se digne assim o mandar, e receberá mercê. - Passe - Tavares."

- Certifico que em um livro dos baptisados da freguezia d'Ílhavo, Bispado d'Aveiro a folhas quinhentas sessenta e uma verso se acha o assento seguinte:

"Em sette de Setembro de mil sette centos oitenta e oito, baptisei a Joanna filha de António Fernandes Cardoso e de Luísa Francisca do primeiro matrimonio, neta paterna de Manuel Fernandes Cardoso e de Thomasia Francisca de Gafanha, freguezia de vagos, e materna de Thomé Francisco Gramata e de Luisa Rodrigues de Espinheiro, nasceo aos vinte e oito do mês de Novembro do dito anno(1).

(1) - É a transcrição fiel da pública forma, mas deve ter havido erro de redacção. Nascida em Novembro e baptizada em Setembro do mesmo ano!...

(Continua)

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails