quinta-feira, 10 de março de 2011

Fortificações da Barra de Aveiro

Nestes próximos dias iremos transcrever um pequeno trabalho elaborado pelo Sr. Cardoso Ferreira sobre as Fortificações da Barra de Aveiro, e que foi publicado no Boletim nº 17 de Agosto de 1989 da ADERAV – Associação de Defesa e Estudo do Património Natural e Cultural da Região de Aveiro.

Torre de Vigia da Barra
A primeira fortificação existente na região próxima de Aveiro foi a Torre de Vigia (1).
Esta fortificação não seria mais do que uma simples torre de observação, edificada no reinado de D. Afonso III, com a finalidade já de conter ou, pelo menos, de advertir a população aveirense da aproximação dos piratas, nomeadamente norte-africanos e do norte da Europa, que costumavam atacar a região.
No século XV, com os Descobrimentos, o desenvolvimento da pesca longínqua, principalmente do bacalhau na Terra Nova, provocou um crescimento económico da região, o que levou o Infante D. João I, a mandar reedificar a Vila de Aveiro e a construção de soberbas muralhas (2).
A torre de vigia estava situada, segundo a “Provisão de 1584”, a meia légua da barra e a légua e meia da Vila de Aveiro. A barra, nessa época, situava-se mais ou menos onde hoje está a Costa Nova, pelo que a referida torre bem poderia estar localizada onde hoje existe o Forte da Barra (3), mas opinião muito diferente é a do estudioso Padre João Vieira Resende, que defendia a sua localização algures entre a Torreira e S. Jacinto (4).
Na planta levantada em 1778 pelo tenente-coronel Elsden e pelos oficiais engenheiros Manuel de Sousa Ramos e Izidoro de Paula Pereira, vem mencionada a palavra Torre na língua de areia que separa a ria do mar e por baixo da Ermida de Nossa Senhora das Areias (S. Jacinto) (5).
Como curiosidade e em abono da verdade deve dizer-se que a construção das muralhas de Aveiro decorreu entre 1418 e 1422 (6). Junto à “Porta do Cais”, nas muralhas, ficava um torreão. Nesse torreão deveriam ser recebidos os avisos luminosos (por fachos) emitidos nas torres de vigia de protecção à costa. Para além da torre de vigia da Barra, existiriam mais algumas, nomeadamente, a de S. Julião, junto ao rio Vouga; na Ermida da Torre, perto de Esmoriz; ao lado sul, existiriam as da Ermida de Vagos e uma outra, na estrada a sul de Vagos (7).

Notas Bibliográficas:
1-Carlos Pereira Callixto, “Defesa Nacional”, revista nº152, Dezembro de 1946, Pag. 21.
2-Amaro Neves, “Aveiro, historia e arte”, Pag.13.
3-Orlando Oliveira, “Origens da ria de Aveiro”, Pag. 34.
4-João Vieira Resende, “Monografia da Gafanha”, Pag. 63
5-Carlos Pereira Callixto, Ibidem.
6-Amaro Neves, Ibidem.
7-Carlos Pereira Callixto, Ibidem, Pag. 222.

(Continua)
Boas leituras

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails