terça-feira, 21 de setembro de 2010

Nossa Senhora dos Navegantes

Nossa Senhora dos Navegantes.


Decorreu no passado fim-de-semana, a tradicional romaria em honra de Nossa Senhora dos Navegantes. A organização esteve a cargo do Grupo Etnográfico, como tem sido habitual desde há 12 anos, altura em que por nós foi recuperada após alguns anos de interrupção. O dia esteve esplêndido, o que fez com que milhares de pessoas acorressem ao Forte da Barra e às margens da Ria de Aveiro para assistir à procissão pela Ria. Os barcos engalanados deram-lhe um colorido diferente e muito bonito. A procissão saiu do Stella Maris e, percorrendo a Ria, passou por São Jacinto, onde Nossa Senhora dos Navegantes se encontrou com a Senhora das Areias, prosseguiu até à Meia Laranja e terminou no Forte da Barra. Junto a Capela da Senhora dos Navegantes foi celebrada uma Missa Campal presidida pelo nosso pároco, Padre Francisco Melo, coadjuvado pelos Diáconos Emanuel e Joaquim Simões. Estiveram também presentes o Padre César, o Padre Paulo e o Padre João.

Aspecto da procissão pela Ria.

O Padre Francisco presidiu à celebração.

Filarmónica Gafanhense.

A Filarmónica Gafanhense acompanhou a procissão e no final da Eucaristia actou para todos quantos se encontravam junto à Capela de Nossa Senhora dos Navegantes.


Aspecto da procissão junto ao cais de embarque.

Nossa Senhora da Nazaré.

Nossa Senhora da Boa Viagem.


No final da Missa Campal, e para terminar em beleza esta Romaria, assistiu-se a um Festival de Folclore com a presença do "Grupo Folclórico Os Ceifeiros da Corujeira", de São Martinho do Bispo, Coimbra, e do "Grupo Folclórico de São Torcato", de Guimarães, além do Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré.
Terminou deste modo a época folclórica 2009/2010 do Grupo Etnográfico. Altura para descansar e reflectir sobre o que de menos bom aconteceu e preparar a próxima época. Aproximam-se os Cantares Natalícios e as Janeiras. Brevemente daremos nota destas actividades.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails