sexta-feira, 28 de maio de 2010

Grupo Folclórico de Taveiro

O Grupo Folclórico de Taveiro foi fundado a 18 de Outubro de 1975.Após profundo estudo de investigação, baseado num apurado trabalho de pesquisa e recolha, dignou repor a verdade em toda a vertente folclórica a nível de dança, cantares e trajes tradicionais.
O grupo apresenta no seu Curriculum actuações por muitas regiões de Portugal, Europa e América do Sul, sobretudo em festivais em França, Espanha, Bélgica, Grécia, Itália e Brasil,
Os seus componentes com profissões estratificadas são o garante da vivacidade do grupo e das suas tradições, fazendo com que fosse agraciado com o Troféu “Prestígio e Dedicação” às Comunidades Portuguesas em Junho de 1999.
Canta e dança o que é mais genuíno da sua região. Todas as danças foram recolhidas junto de pessoas bastantes idosas e no Cancioneiro da Beira Litoral. Maioritariamente modas de roda, dançadas no intervalo do trabalho, romarias, adro da Igreja e bailes. Destaca-se o Vira de Quatro Batido dançado no terreiro.
Não passa despercebida a vivacidade e perfeição com que dominam todas as actuações, sem contudo faltar o cunho da originalidade e rara beleza rural. A tocata é constituída por instrumentos tradicionais tais como: Concertinas, Cavaquinhos, Violas, Bandolins, Ferrinhos, Reque-Reque e Bombo.
Os trajes são constituídos por autênticas relíquias de museu, a destacar: Noivos, Lavradores Ricos, Ver-a-Deus, Domingueiros, Senhora de fins do século XIX, Romeiros, Bairrenho, Ceifeira, Mondadeira, Lavadeira, Vendedeira, Leiteira, Cesteiro, Barqueiro, Ferrador, Aguadeira e Lavrador. Tem representado a freguesia com elevado nível no país e no estrangeiro. Tem participado em várias Europíades e Festivais de Folclore Nacional e Internacional. Todos os anos se realiza, em Junho, um Festival Internacional de Folclore.
Na área dos usos e costumes repõem ainda hoje as “Escamisadas”, os Jogos Tradicionais tais como: o Jogo da Malha, o Jogo do Pau, o Jogo da Cantarinha. Realiza-se ainda a festa das “Maias”, na qual os rapazes enfeitavam as portas das raparigas que gostavam e que queriam namorar na madrugada do 1º de Maio; e a “Serradela da Velha”, julgamento fictício dos bens do casal a favor dos seus herdeiros, no qual se procedia a um entretenimento jocoso.
Fonte: site da Junta de Freguesia de Taveiro.

Boas leituras
Rubem da Rocha

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails