segunda-feira, 12 de abril de 2010

O Concelho de Ílhavo - parte II

INSTRUÇÃO E CULTURA

Na sede do concelho, praticamente não existem analfabetos, uma vez que o seu número é bastante reduzido e contam-se às centenas os indivíduos habilitados com cursos médios, superiores e universitários, podendo mesmo afirmar-se que Ílhavo é a freguesia do País com maior percentagem de pessoas habilitadas com cursos superiores.
De resto, todo o concelho está coberto com uma rede de Escolas Primárias – oitenta salas de aula – onde recebem ensino elementar cerca de três mil crianças, possuindo também duas Escolas Preparatórias e um Posto de Telescola e ainda duas Escolas Secundárias, as quais, actualmente, vão satisfazendo as necessidades.
Do mesmo modo, a Educação Pré-Escolar, embora não abranja ainda todas as freguesias, é já ministrada em cinco Infantários e Jardins Escolas e ainda em três centros da A. T. L. – Actividades dos tempos livres – estando nesta altura, em construção, mais dois grandes imóveis destinados ao mesmo fim, sendo um deles para a educação de deficientes.

Ílhavo – Trecho da ria em frente à fábrica da Vista Alegre.

ASSISTÊNCIA À INFÂNCIA E À TERCEIRA IDADE

Além dos infantários, que já mencionei, duas outras fundações se ocupam da assistência à Infância e à Terceira Idade, em regime de Internato.
São elas a Casa da Criança, onde estão albergadas, sem que nada lhes falte, muitas dezenas de meninas e meninos e o Lar de S. José, um belo edifício rodeado de jardins, construído propositadamente para o apoio aos idosos e que tem capacidade para o internamento de sessenta pessoas.

Por Amadeu Eurípedes Cachim
In: Aveiro e o seu Distrito; revista nº 29 de Novembro de 1981

(Continua)

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa tarde.

Enviei um pedido para o email do grupo.
Obrigada
Catarina Maia

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails