segunda-feira, 22 de março de 2010

Cantar das Almas

"Em certos e determinados dias da Quaresma, homens e mulheres em grupo que a pouco e pouco ia crescendo, percorriam o lugar quando todos se preparavam para descansar das fadigas diurnas. Painel de madeira à frente, ladeado de duas lanternas, lá seguia o grupo que ajoelhava a cada porta, de mãos postas, rostos piedosamente inclinados, a rezar, a pedir pelos que tinham partido daquele lar." (in Monografia da Gafanha, pág. 126).
No sábado passado, perante uma plateia numerosa que enchia o Salão Mãe do Redentor, na Igreja Matriz da Gafanha da Nazaré, o Grupo Etnográfico organizou o reviver do Cantar das Almas.
Estiveram também presentes o vereador da Câmara Municipal, Eng. Paulo Costa, o presidente da Junta, sr. Manuel Serra e o sr. Prior, Padre Francisco, que não quiseram deixar passar a oportunidade de manifestar o seu apoio a mais esta iniciativa cultural do Grupo Etnográfico. Não posso deixar de referir a presença já habitual do nosso grande amigo, Prof. Fernando Martins, que proferiu a palestra inicial, dando-nos uma visão histórica desta tradição secular.

A família reunida, à noite, depois de um dia de trabalho intenso, prepara-se para jantar e ouve ao longe a campaínha e os cânticos que se aproximam.

A porta é aberta e todos entram para a "Sala do Senhor" onde, de joelhos em terra se reza pelas almas dos que daquela casa já partiram.

Acabada a reza, é hora de receber um alqueire de milho que será usado para mandar rezar missas pelas "Almas do Purgatório".

Este ano, o Grupo Etnográfico convidou para esta iniciativa o Grupo Etnográfico de Danças e Cantares de Fermedo e Mato, de Arouca. Este Grupo trouxe-nos as suas tradições de "Amentar as Almas". No silêncio profundo da noite, quando todos dormiam, ouvia-se na solidão a rogativa plangente e profunda de alguém que, percorrendo a povoação entoava em voz alta:
-Alerta, pecador, alerta!
-A vida é curta, a morte é certa!
-Se estais a dormir acordai, se estais acordados rezai!
-Padre Nosso e Avé Maria, pelas almas...
No final, Alfredo Ferreira da Silva, presidente do Grupo Etnográfico salientou a importância de iniciativas desta natureza para preservação e salvaguarda das riquezas do património imaterial do povo português. Agradeceu, ainda, a presença do Grupo convidado, bem como das autoridades presentes e de todas as pessoas que quiseram associar-se a esta iniciativa, colaborando e apoiando o Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré.

4 comentários:

José Bio disse...

Mais uma bela jornada de etnografia bem introduzida pelo orador Prof. Fernando Martins.
Muito bem ao convidar outros grupos e a mostrar-nos "usos e costumes" de outras áreas geograficas do nosso Portugal.
Bem ajam pelo trabalho realizado.

José Bio

José Augusto Rocha disse...

Amigo José Bio, nós é que agradecemos o apoio que nos tem dado com a sua presença, bem como pelas visitas ao nosso blog. Obrigado.

Valdecy Alves disse...

Nos tempos atuais ao seguimos um blog ou sermos seguidos, formamos uma verdadeira teia, capaz de ter um alcance quantitativo e qualitativo para matérias formativas e informativas, que mídia alguma consegue ter. Já imaginou se os pré-socráticos e pós-socráticos tivessem tal meio divulgador na sua época? A história seria outra! POR ISSO PARABÉNS PELO BLOG.

Aproveito para CONVIDAR VOCÊ, seus seguidores e quem você segue, para lerem matéria sobre o espetáculo SAGRADO E PROFANO, que ocorrerá na cidade de Senador Pompeu, interior do Ceará, no pequeno Distrito de Engenheiro José Lopes. Experiência artística que mobiliza toda a população, que além de encenar a Paixão de Cristo ainda tem os caretas, que há cerca de 70 anos, saem pelas ruas. Experiência artística, social, política, folclórica, econômica..... que merece ser relatada, imitada e, sendo possível, vista e visitada ao vivo. Boa leitura em:

www.valdecyalves.blogspot.com

José Augusto Rocha disse...

Amigo Valdecy, é com enorme prazer que registamos o seu comentário e o facto de se ter tornado nosso seguidor. Concerteza que iremos visitar o seu blog para tomarmos conhecimento de tudo o que à cultura brasileira diz respeito. Tão longe e ao mesmo tempo tão próximos, partilhando gostos, cultura... É este o propósito dos blogs.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails