sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Vida e costumes dos pescadores (parte III)

O Palheiro, habitação característica do pescador que ainda predomina na região da beira-mar, é construído exclusivamente de tábuas de "pinheiro" e, à guisa das habitações lacustres, assente sobre grossa estacaria enterrada na areia, apoiada em lastro de pedra e circundada de sal para evitar-lhe o apodrecimento. Deixa assim passagem livre às águas, quando o alcançam e, por outro lado, impede que o palheiro fique soterrado naquele terreno movediço.

O tipo de construção varia ente 3 a 8 metros de frente por 4 a 6 de fundo; a altura regula por 3 ou 5 metros que correspondem, respectivamente, a um ou dois pisos, com cobertura de telha vã.

Interiormente, um ou dois compartimentos servidos por uma só porta e uma ou outra janela de reduzidas dimensões.

Estes palheiros, que chegam a formar espaçosos arruamentos, na sua maioria, são propriedade dos pescadores, alguns há que possuem outros de melhor condição que alugam a banhistas na época própria. Os que não têm palheiro próprio, tomam-no de aluguer para o período da safra; terminado esse período, todos os pescadores geralmente regressam à sua habitação no interior das povoações a que pertencem.

1 comentário:

LUIZ - FOLCLORE PORTUGUÊS disse...

Parabéns pelo trabalho de divulgar e preservar as tradições de Portugal!
Se tiverem um traje ou histórico do vosso grupo será um prazer divulgar no meu Blog: www.folcloredeportugal.blogspot.com
Um abraço

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails