terça-feira, 23 de junho de 2009

Augusto Gomes dos Santos

O Comendador Augusto Gomes dos Santos nasceu a 23 de Julho de 1924 na freguesia de Arcozelo, no concelho de Vila Nova de Gaia.
Augusto Gomes dos Santos dedicou mais de 40 anos à divulgação do folclore, da etnografia e das tradições populares Portuguesas. A sua actividade dividiu-se entre a imprensa (escreveu em "O Comércio do Porto" e no "Jornal de Notícias"), pela Direcção da Federação de Folclore Português (que fundou em 1977 tendo sido seu Presidente até final de 2004), pela Direcção de Ranchos em Arcozelo e pela organização e coordenação durante muitos anos do Festival de Folclore Nacional do Algarve. Prestou, ainda, apoio técnico aos Grupos de Folclore das Comunidades Portuguesas espalhadas pelo Mundo, especialmente França, Brasil, Canadá, EUA, África do Sul e Macau, tendo nesses países efectuado várias acções de formação.
O Comendador Augusto Gomes dos Santos teve um papel fundamental no apoio aos Grupos e Ranchos, tendo com eles iniciado um trabalho de formação e orientação para a pesquisa e recolha de folclore e etnografia, de modo a melhorar a autenticidade das suas representações, nomeadamente com a realização de Encontros, Colóquios e Jornadas de Folclore.
O Comendador Augusto Gomes dos Santos recebeu as seguintes condecorações:
- Comenda de Mérito atribuída pelo Presidente da República Dr. Jorge Sampaio.
- Medalha de Mérito Cultural, atribuída pelo Ministro da Cultura Dr. Manuel Maria Carrilho.
- Cruz de Malta, atribuída pela Federação das Colectividades de Cultura e Recreio de Vila Nova de Gaia.
- Medalha de Mérito Classe Prata, atribuída pela Câmara Municipal de Lousada.
- Medalha de Mérito Municipal, Classe Ouro, atribuída pela Câmara Municipal de Baião.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails