quarta-feira, 29 de abril de 2009

A propósito das primeiras actuações


Agora que começámos as actuações neste ano de 2009, relembro uma que tivemos o ano passado, em que por parte do grupo organizador tudo foi feito pelas “directrizes que a Federação do Folclore Português recomenda”.
Nessa actuação, após termos chegado, embora reconheça que chegámos um pouco atrasados em relação à hora pedida, não houve ninguém para nos receber e dar-nos as últimas informações, como é norma em todos os festivais. Após trajarmos, reparámos que o desfile já tinha começado sem que alguém da organização se tenha dirigido a nós perguntando se estávamos prontos, ou se demorávamos muito. Chegámos cinco minutos atrasados ao desfile.
Após o desfile, e depois da passagem pelo palco de todos os grupos, chegou a hora dos normais discursos (que deveriam ser normais) dos políticos. Aí é que foi o verdadeiro espectáculo, com o Sr. Presidente da Junta da referida cidade a dar uma grande lição de como se faz politica na sua “quinta”.
No meio de tudo isto estava a Federação do Folclore Português que nem um pequeno reparo fez a todo este espectáculo, nem que fosse daqueles reparos que só quem anda no meio entende. Nada, nem uma palavra.
Penso que era bom que a Federação, que há alguns anos fala que vai reciclar os grupos, não ajude esses grupos a melhorar as organizações dos seus eventos. Por outro lado, esses grupos também não aprendem nada com os outros. Nós quando recebemos em nossa casa, tentamos receber sempre da melhor forma, para que nada falte a quem nos visita. Todos estes reparos de que aqui falo são recomendações que a Federação do Folclore Português faz aos grupos para não cometerem determinados erros, isto para não falar em trajes, relógios, pinturas, posturas de alguns grupos participantes.
Pela positiva, realço o facto do desfile dos grupos ter começado a horas e ser pequeno, já que são essas as recomendações da Federação
Esperamos que este ano que agora começa traga melhores organizações nos festivais em que iremos participar e que todos os grupos ao organizarem os seus festivais se foquem no essencial que é o folclore.

Gafanha da Nazaré, 29-04-2009
Rubem da Rocha

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails