terça-feira, 12 de julho de 2011

Rancho Folclórico de Torres Novas

Por manifesta falta de tempo, ainda não tinha colocado o historial do rancho em titulo, assim aqui fica o meu pedido de desculpas aos leitores deste blog.

O Rancho Folclórico de Torres Novas, fundado a 8 de Janeiro de 1958, apresentou nesse mesmo ano, pela primeira vez os seus trajes, danças e cantares na feira do Ribatejo em Santarém. Torres Novas, importante vila de outrora, foi elevada a cidade no ano de 1985.

As recolhas foram feitas de Norte a Sul deste concelho, localizado na província de Ribatejo, onde o Bairro, a Charneca e a Lezíria se confrontam. A Norte, para o qual estamos voltados, o bairro onde reina a beleza, a harmonia e as cores pardas contrastando com a alegria e as cores vivas da gente rural.

Como principais danças, destacam-se os Fadinhos, Verde Gaios, Valsa e Moda a Dois Passos, Fados, Bailaricos e claro os Fandangos. Os Trajes representam fielmente, as vestes das gentes de Torres Novas nos finais do século XIX e inícios do século XX, onde as cores e temperamentos distintos se aliavam num só.

Associado na Federação do folclore Português, membro da Associação de Defesa de Folclore da Região dos Templários e Sócio Efectivo do Inatel.

Como tal, é com orgulho que revelamos que o rancho Folclórico de Torres Novas è um justo representante do Folclore Torrejano e do Ribatejo.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails